quarta-feira, 25 de junho de 2014

Sorria, você está na Bahia!

Galera!


Iury Accordi Representando o RGS
Não fomos a Salvador a passeio, mas sim para o Campeonato Brasileiro de Judô Veteranos. De quebra, aproveitamos para dar uma passeadinha.
Equipe do Rio Grande do Sul (feminina) em 2º lugar geral






É assim que tem que se encarar Salvador, sorrindo, pois de outro modo, pode ser puro estresse. O povo baiano funciona em outra velocidade, mais lenta que a nossa pressa ansiosa sulista. Em cada canto que se vai tem alguém oferecendo algo ou pedindo dinheiro, na cara dura. Tem que encarar com bom humor. Salvador não foi a melhor cidade que visitamos, nem eu nem a Andréia, mas também não é a pior. Tem lugares bonitos e coisas legais para se fazer é só saber procurar.


Fatima e Wagner (com Judogui)
Galera de Pernabuco








Devidamente destacado o Campeonato Brasileiro vamos ao que interessa:



    Cruz Caída (Obra de Mario Cravo)
  • Como toda a Cidade do Brasil uma boa pedida é começar pelo centro da Cidade que tem todo um contexto histórico e que deve  ser apreciado. Nós resolvemos começar pelo Pelourinho. Saímos Da Escola Dom Bosco Salesiano (Estrada da Muriçoca - São Marcos) em direção ao centro. Começamos um tur. um pouco ingrato... Fomos de ônibus e eu confesso: É Horrível! Uma lentidão e você ao fazer o sinal para o ônibus parar deve sair correndo muito, mas muito rápido mesmo porque ele para muito à frente do ponto e uma multidão passa por cima de você... Agora eu dou risada mas passei bons bocados. Se você tem paciência e tempo (mesmo com todas as adversidades) é um bom passeio por ser barato além de ser uma boa forma de ir conhecendo a cidade.



Bem, existem várias formas de chegar ao pelourinho. Preferimos no primeiro dia subir pelo elevador LACERDA. Paga-se uma taxa irrisória de R$0,15 e Voilá estará meio a beleza e ao caos.
Beleza porque você tem uma vista privilegiada com Igrejas seculares, museus, bares, uma casa de sorvete conhecida mundialmente e você estará cercado de vários prédios com magnitude arquitetônica.
Caos  porque desde o momento que se pisa no Pelourinho somos abordados de minuto a minuto por algum pedinte ou vendedor.
 


Igreja SãoFrancisco (detalhes em Ouro)





Ladeira do Pelô




 




No  PELÔ  localizam-se  Vielas onde existem muitas lojinhas com todo o tipo de artesanato local.  Lá você encontra a Casa de Jorge Amado, o Olodum e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural

 Ao fundo (casa Azul) e Casa Amarela - Museu da Cidade














Parada estratégica

Casa de Jorge Amado










Próxima parada: Farol da Barra 


No Domingo deixamos o Colégio e fomos para uma pousada muito agradável.
Acácia da Barra. A Pousada é um casarão, construído em estilo colonial, na década de 50, caracterizada pelo seu clima familiar com garagem, café da manhã incluso e internet grátis.                 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário